domingo, 10 de maio de 2009

No dia das mães...

Hoje foi um almoço muito especial de dia das mães. Por isso, a refeição não podia ser diferente. Fomos de filé, com talharim caseiro de tomate, ao molho de cogumelos (cuja receita posto em breve) e de sobreme: Suflê de Nutella com sorvete de creme crocante.


Bom, a receita do suflê, para variar, eu encontrei há muito tempo aqui no Rainhas.

É muito simples: primeiro você derrete 180g de chocolate 1/2 amargo, 200g de Nutella e 16g de manteiga sem sala. Enquanto esfria um pouco, você bate 5 claras em neve (guarda as gemas) com uma pitada de sal e 1 colher de sopa de suco de limão. Vá adicionando 80g de açúcar (que é totalmente dispensável) aos poucos, até adquirir uma consistência firme. Nessa hora você para tudo, acrescenta as 05 gemas ao chocolate com a Nutella e depois incorpora DELICADAMENTE essa mistura às claras em neve. Eu distribui a massa em ramequins individuais, untados com manteiga e levei para assar em um tabuleiro com água - tipo banho maria. O suflê vai ao forno a 200ºC até ficar firme e dourado (cerca de 40min). Deve ser servido quente e com uma bola de sorvete, pois o contraste quente-frio é perfeito!

Vou dedicar essa receita para minha mãe e minha madrinha que ficaram ao meu lado firmes e fortes esperando o suflê ficar perfeito! Bjs procês!