domingo, 24 de maio de 2009

Talharim ao molho de cogumelos

Então, no dias das mães, prometi postar a receita do “talharim ao molho de cogumelos”. Por acaso, juro, essa é minha receita-coringa, que normalmente faço quando quero muito agradar, mas não quero queimar todos os neurônios. Essa é uma receita muito saborosa e marcante, por isso recomendo para dias especiais. Seu preparo é facílimo, como você pode conferir abaixo:

1. Numa panela grande, acrescente 01 colher generosa de manteiga, e frite 06 dentes de alho, 200g de shitake fatiado, 100g de funghi previamente hidratado (guarde a água em que você o deixou hidratando) e 200g de champignon fatiado.
2. Em seguida, acrescente um vidro pequeno de molho de soja (125ml) e deixe reduzir – dessa vez acrescentamos ½ vidro e completamos a diferença com a água do funghi e ficou muito mais suave.
3. Agora, segundo a receita original, é hora de acrescentar 500ml de saquê. Mas na verdade você pode testar outras bebidas, eu já fui de vodka e dessa vez fomos de cachaça.
4. Aí é hora de provar se os cogumelos estão macios. Aproveite para acertar os temperos (eu coloquei mais ½ caldo de carne).
5. Ao final, acrescente 01 colher de sopa de suco de limão, 1litro de creme de leite fresco e parmesão ralado na hora (acrescente aos poucos, para não correr o risco de ficar salgado).




Nota: Uma pessoa que fez a receita me disse que ficou muito pesado. Ainda não consegui descobrir o porquê, então imagino que pode ser pela substituição do creme de leite fresco pelo tradicional. Se esse for o seu caso, sugiro que você dissolva o creme de leite com um pouco de leite para suavizar. Se vocês testarem me digam o que acharam.

Um comentário:

Anônimo disse...

Júúúúúú, que blog DELICIOSO! Já imprimi várias receitas e vou colocar tuuudo em prática! Esse blog é o maior sucesso e, se depender de mim, vai ganhar mais e mais seguidoras!!! Parabéns pela disposição de tirar fotos e contar tudinho pra gente e pela criatividade! Os pratos e as dicas são excelentes!!! Vamos combinar de encontrar mais... quando vc for conhecer a minha "MAISON", vamos trocar mais receitas ao vivo!!!
Beijocas,
Marina Castanheira Brenha