domingo, 29 de março de 2009

O primeiro risoto...

... definitivamente a gente nunca esquece. Ainda mais porque eu achava que era complicado de fazer, e ficava enrolando. E, sinceramente, não entendi a mística em torno desse prato. Mas, enfim, vou ensinar a base do risoto, que é super fácil, e o complemento... bem, no caso do complemento, o céu é o limite!!!! Então vamos lá!




Antes de tudo, é necessário preparar o caldo. o cálculo é simples: para um litro de água, dois cubos de caldo knorr. E é essa quantidade que você vai precisar para preparar uma xícara de arroz (e você comprou aquele arbóreo de ótima qualidade que eu sei), que vai satisfazer com capricho duas pessoas.

Então você processa uma cebola pequena e dois dentes de alho e leva para panela com uma colher generosa de manteiga. Quando a cebola estiver douradinha, você refoga o arroz e soma uma xícara de vodca (você também pode usar vinho branco ou tinto seco), até o líquido evaporar. Esse momento é fundamental para o arroz soltar o amido e ficar bem cremosinho. Depois é só ir acrescentando o caldo aos poucos nesse esquema: acrescenta uma concha e deixa evaporar, enquanto vamos mexendo - com muita paciência - até o arroz ficar bem cremoso.

Aí é hora de acrescentar o complemento. Eu fui de pimentões coloridos (1/2 amarelo, 1/2 vermelho e 1/2 verde, pré-cozidos) e linquiça calabreza (que eu tirei a pele, despedacei e fritei antes).

Para finalizar acrescente outra colher generosa de manteiga e queijo parmesão ralado na hora.

E hum.... se jogue nesse prato tão delicioso!

Nenhum comentário: