domingo, 24 de maio de 2009

Pimenta biquinho

Minha mãe ganhou um punhado de pimentas biquinho fresquinhas. Sabendo que ela não ia prepará-las, porque estava com uma cara muito preguiçosa, decidi fazer por minha conta e risco. Ficou muito gostoso e mais saboroso que as conservas tradicionais. Por isso, corri para trazer aqui pro blog.

Primeiro é necessário “branquear” as pimentas (não me pergunte o porquê do nome): lave as pimentas, prepare uma panela de água fervente e uma tigela com água gelada e cubos de gelo. Aí você joga as pimentas na água fervente por 20 segundos, retira escorrendo a água e joga na água gelada por mais 20 segundos. Depois você arruma as pimentas no vidro em que vão ficar (que você já esterilizou que eu sei).

Então é chegada a hora da receita (lembrando que eu tinha um pote dos de margarina cheio de pimenta): no vidro em que você organizou as biquinhos, acrescente 10 dentes de alho e manjericão a gosto (usei o desidratado mesmo). Enquanto isso, ferva 400ml de vinagre de vinho branco. Quando terminar de ferver, acrescente até cobrir as pimentas. Em seguida acrescente 01 colher de sopa de sal, e 02 colheres de sopa de açúcar.

Importante: Não exagere no vinagre, um dedo acima das pimentas é suficiente para não morrer no azedo. E, não menos importante, deixe o espaço de um dedo vazio no vidro.

Deixe curtir por uma semana e se jogue nos prazeres dessa pimenta, que fica ótima com carnes e saladas. Também já provei em pizza e numa caipi muito gostosa com manga (quando fizer posto a receita).

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela receita. Eu também ganhei um punhado dessa pimenta e não sabia como curtir. Vou agora mesmo prepará-las como você me ensinou. Mais uma vez, muito obrigada. Beijão. Beth

Bizello disse...

Legal, obrigado pela dica.
Eu tenho um vidro com pimenta biquinho e vinagre mas, não fiz o branqueamento e nem fervi o vinagre. Já está curtindo há uns vinte dias. Posso retirar do vidro e fazer o branqueamento agora? Ou devo deixar assim mesmo e consumir sem branquear mesmo. Já agradeço sua resposta.
Sérgio