quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Frango teriaki com purê de banana


Dando sequência ao Menu Oriental, mais uma inspiração vinda do Panelinha (você confere a receita na íntegra clicando aqui). Esse prato é PERFEITO, claro, para quem gosta de um toque adocicado na comida.

Comecei preparando o frango. Cortei filé de frango em tiras e deixei curtindo em uma marinada de suco de 1 laranja, alho e gengibre picadinhos, pimenta do reino e shoyo. Na sequência, coloquei uma colher de sopa de margarina light na panela, e levei o frango para refogar, até ficar cozido e douradinho. Reservei.

Comprei o molho teriaki pronto no Verde Mar. Se você preferir fazê-lo, leve 1 colher (sopa) de açúcar mascavo ao fogo baixo, quando derreter e começar a caramelizar, acrescente 1 colher (chá) de gengibre picado. Retire do fogo e, com cuidado, junte 1 colher (chá) de saquê, 1 colher (chá) de vinagre de arroz, 3 colheres (sopa) de shoyu e leve de volta ao fogo e mexa bem até obter uma mistura lisa. Em uma tigela, dissolva 1/2 colher (sopa) de maisena em 1/4 de xícara (chá) de água. Aos poucos, acrescente a mistura à panela, mexendo sempre para não empelotar o molho. Quando engrossar, desligue o fogo e tampe a panela. Reserve.

O purê de banana é o mais simples: Descasquei e fatiei umas 10 bananas-ouro pequenas em rodela (a receita original manda usar 2 bananas-nanicas e 2 bananas-prata), reguei com suco de limão para não escurecer e reservei. Em uma panela refoguei uma cebola processada com bastante alho e gengibre ralado. Assim que dourou, acrescentei as bananas, que ficaram cozinhando por 5 minutos. Aí é só bater o purê no liquidificador ou processador e voltar à panela.


A montagem é simples, como vocês podem conferir na foto acima. Sugiro deixar o teriaki a parte, pois o sabor é mais forte, portanto, deve seguir o paladar de quem for comer, né? Agora imagina uma coisa boa...

Nenhum comentário: