quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Canjiquinha com costelinha

Os dias de sexta-feira estão sendo diferentes para mim. Chego exausta depois de uma semana vivendo no limite da razão e não consigo sair mesmo. E são essas sextas-feiras mortas que o Fabrício está usando para se arriscar na cozinha. O resultado tem sido sucesso total, como vocês vão conferir na receitinha abaixo:

Canjiquinha com costelinha do Fabrício

Comece temperando as costelinhas com limão, alho amassado, pimenta do reino e sazon. Deixe marinando por 20 minutos.

Enquanto isso lave a canjiquinha (coloque a canjiquinha em um bowl com água e tire as sujeirinhas que subirem). Escorra a água e reserve.


Em uma panela funda (vai por mim que a ração de passarinho triplica de tamanho), coloque um fio de óleo e frite as costelinhas até ficarem douradinhas. Retire-as com a escumadeira, deixe secar no papel toalha e reserve.


Na mesma panela que fritou a costelinha, jogue uma cebola roxa processada (processada ou picada, de acordo com sue ânimo) com bastante alho e ervas. Assim que murchar, jogue a canjiquinha e deixe refogar por 5 minutos. Aí você cobre com água e deixa cozinhar por aproximadamente 15 minutos - vá acompanhando o cozimento para que a canjiquinha não virar uma papa. Se for necessário, coloque mais água.

Após uns 10 minutos de cozimento, coloque as costelinhas para que os sabores possam se misturar. Aproveite para acertar o tempero, nós colocamos 01 tablete de caldo de carne.

DICAS:
- Você pode incrementar a marinada com cachaça, sendo 01 dose para cada 500g de costelinha. - O tempo de cozimento da canjiquinha vai variar de acordo com a quantidade que fizer. Por exemplo, para 400g de costelinha, usamos uma xícara de canjiquinha, que cozinhou por 20 minutos.
- Algumas pessoas preferem cozinhar na panela de pressão, mas no nosso caso não foi necessário.
Para as novatas de cozinha – meu caso - esse processo todo pode parecer complicado. Mas vai por mim que é rápido e delicioso.

Nenhum comentário: