Para finalizar o Menu Oriental com chave de ouro, escolhi o Brigadeiro de Matchá (chá verde em pó), que havia visto no site do Prato Fundo. Foi uma ótima decisão, o brigadeiro tem um sabor diferente e muito gostoso. Sei que sou suspeita, porque adoro o chá verde, mas mesmo aqueles que não gostam, vão ficar surpresos.
Fiz a conta exata para preencher 2 colheres orientais, mas para passar a receita, tomei a liberdade de transcrever a explicação dada pelo Vitor Hugo, que ensina todas as manhas desse doce.
“Brigadeiro de Matchá (chá verde em pó)
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado (395g)
- 1 caixa de creme de leite (200ml)
- de 1/2 colher (chá) a 1 colher de (chá) de matchá (chá verde em pó)
Decoração:
- 100g de chocolate branco ralado
- Óleo vegetal para untar as mãos
Modo: numa panela em fogo médio-baixo coloque o leite condensando e o creme de leite. Mexa sempre, todos os sentidos. Ficará mexendo por 15-20 minutos, acredite, o ponto chegará.
Para acrescentar o chá verde utilizei a mesma lógica de quando se faz o chá, ou seja, a temperatura não pode passar de 80ºC, caso contrário fica amargo.
Assim, só acrescentei o chá verde depois que a base chega no ponto de brigadeiro (desgrudando da panela). Quando isso acontecer, desligue o fogo. Mexa rigorosamente para esfriar um pouco, então, acrescente o chá. Sempre aos poucos e experimente. Para o meu paladar, a quantidade duas medidas de 1/2 colher (chá) foram suficiente para ficar equilibrado o sabor. Vale lembrar, caso coloque demais pode ficar amargo.
Observação - Copinho: como todas as variantes de brigadeiro, também daria para fazer em copinhos. É só não chegar no ponto.”
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário