terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Talharim à parisiense: a minha versão maravilhosa!


Gente, sem modéstia, essa massa ficou um espetáculo! Além de ser muito fácil de fazer, o "Talharim à parisiense" é uma massa leve, perfeita para esses dias de calor que estamos vivendo.
Para fazer começamos pelo molho branco: Enquanto coloquei duas colheres de manteiga para derreter, processei uma cebola média, dois dentes de alho e um fio de azeite. Em seguida levei esse purê para dourar na manteiga e acrescentei uma dose de vodca - isso mesmo - para o purê cozinhar.
Muito importante: Separe duas colheres desse purê, pois você vai precisar daqui há pouco.
Em seguida, acrescentei 02 colheres de sopa de farinha de trigo e deixei dourar. Aí é hora de acrescentar, aos poucos, 500ml de leite. Enquanto acrescenta o leite, vá mexendo bem para não empelotar. Cozinhe até engrossar e acerte o tempero (eu coloquei caldo de carne e uma pitada de noz moscada). Acrescente uma caixa de creme de leite e reserve.
Agora é hora de colocar as duas colheres do purê de cebola - que você fez no início - em uma panela, e acrescentar o champignon fatiado (eu usei 100gr), em seguida acrescente uma lata de ervilha (você também pode usar ervilhas congeladas ou frescas, como preferir) e, por último, acrescente 250gr de peito de peru defumado, cortado em tiras, até dourar.
Um adendo sobre o peito de peru defumado: algumas pessoas usam frango desfiado nessa receita. Eu sou contra, mas se você insistir, procure usar peito de frango defumado. Os defumados - sem exceção - são muito mais saborosos.
Assim que o peito de peru ficar douradinho, agregue-o ao molho branco e aproveite para dar mais uma conferida no tempero.
Agora é só usar esse molho para cobrir a sua massa preferida. Essa receita, tradicionalmente, é feita com talharim, e eu aproveitei para usar massa fresca de ótima qualidade.
Preparem-se para malhar muito, pois garanto que vocês não comerão só um tantinho...
Bjs!!

Nenhum comentário: