quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Torta de legumes


Eu adaptei essa receita do blog Temperos e Artes, que é um blog muito fofo.

É uma torta muito leve e saborosa. Particularmente, acho que só a torta é suficiente e não precisa de acompanhamentos. Mas se você achar necessário, sirva com um filé de frango ou outra coisa suave para não sabotar o clima leve da refeição.

O preparo é simples assim:

1. Refogue os legumes que você vai usar. Eu usei meio maço de brocólis (guarde as folhas e talos, pois você vai precisar para a próxima receita), uma cenoura, uma beterraba pequena ralada, e meio pimenão. Processei uma cebola pequena e dois dentes de alho. Derreti uma colher de manteiga e dourei o lindo purê que se formou. Em seguida, acrescentei os legumes e aproveitei esse momento para salgá-los levemente com shoyo. Reserve.

2. Bata uma clara em neve (e reserve a gema).

3. Em uma panela, derreta 02 colheres de sopa de manteiga, acrescente 02 colheres de sopa de maisena e 02 copo de leite (250ml). Misture até formar um creme maravilhoso. Acrescente a gema, 01 colher generosa de requeijão (a receita original sugeria 02 colheres de queijo ralado, mas não tinha aqui em casa), as claras em neve e, por fim, os legumes refogados.

4. Assim que você misturar tudo, aproveite para acerta o sal e o tempero da massa. Depois coloque em um pirex, cubra com mais um pouco de requeijão (eu usei uma colher) e leve para assar em forno baixo, por mais ou menos 35 minutos.

Enjoy it!

Nenhum comentário: