segunda-feira, 26 de julho de 2010

Consommé de couve flor

Ou sopinha sentimental

Eu não sei por que, mas na minha casa, sempre que alguém ficava doente ou passava mal, minha mãe logo indicava uma sopinha ou um chazinho. E os benditos funcionam mesmo, por isso na semana passada quando o Fabrício estava passou mal, meu primeiro pensamento foi: precisa de uma sopinha...


O que me leva a outro assunto sentimental, porque eu e o Fabrício AMAMOS o consommé de couve flor da nossa madrinha Maria Helena Burnier. Mas estava um pouco tarde para ligar e pedir a receita, d
e forma que eu tive que criar o meu próprio consommé.

E deu certo. Então vamos lá:

1. Lave a couve flor e separe os bouquets.
2. Em seguida, refogue uma porção generosa de cebola com alho, e quando murchar acrescente a couve flor.
3. Em seguida, cubra os bouques com leite – desnatado – e coloque um caldo de legumes. Deixe cozinhas até a couve flor desmanchar – Vá observando o cozimento e se precisar vá colocando água em pequenas doses.

4. Quando estiver quase finalizado, misture num copinho uma colher de sobremesa de maisena com água até ficar bem diluído. Acrescente essa mistura ao consommé e vá mexendo até o caldinho engrossar.
5. Se necessário, acerte o tempero. Eu coloquei um pouco de nós moscada e algumas ervinhas da nossa horta.


E bon appetit!

Nenhum comentário: