terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Natal quase tropical



Minha família nunca foi fã das receitas clássicas de Natal e em 2010 planejamos uma noite bem tropical, com receitinhas nada tradicionais, mas 100% de acordo com nosso gosto.

Para começar, Carpaccio de salmão com o molho de azeite, mostarda e alcaparras que a Marina ensinou no dia dos namorados, lembra?

Como prato principal, um super Risoto de camarão, curry e leite de coco (a receita vai em breve num post especial).

At last, but not least, Trifle de Morango, nada tropical, mas muito leve, e perfeito para finalizar essa orgia gastronômica. Essa receita foi inspirada nesse post do blog Cozinhando e Amando e é muito fácil de fazer.




Trifle de Morango

Como o nome já sugere, o trifle é uma sobremesa com 3 camadas básicas (bolo, calda de frutas e creme inglês), que você pode repetir quantas vezes quiser – no meu caso, fui mais contida.

Para primeira camada, triturei um bolo de iogurte, coloquei na travessa de servir, e reguei com um fio de Contreau para umedecer.

Na seqüência, coloquei na panela 2 caixas de morango limpos e partidos ao meio, suco de 2 laranjas, 01 colher generosa de açúcar e ½ dose de Contreau. Deixei cozinhar até o morango ficar bem macio e cobri a camada de bolo.

Para a 3ª camada, levei à panela 01 lata de leite condensado, a mesma medida de leite, 02 gemas peneiradas, e 01 colher de chá de maisena dissolvida em leite. Cozinhei em fogo brando até engrossar, acrescentei 01 colher de sopa de essência de baunilha e esperei esfriar um pouco antes de cobrir as outras camadas.

A finalização fica ao seu gosto. Eu finalizei com um pouco de calda e um morango beeem gordinho. Hum... vontade de comer mais.

Olha as 3 camadas do doce...


Dica: O trifle fica ainda melhor quando feito de véspera.

3 comentários:

Danielle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danielle disse...

Oi Jú! Brigada pela visita e carinho! Vc é super bem vinda, viu! Fiquei muito feliz por vc ter gostado do triffle...feliz mesmo!
Aproveito para te parabenizar pelo blog e te desejar uma ano cheio de sonhos e projetos realizados. Que te abençoe ilimitadamente! Bjooooooooooooooooooo

Fabrício e Ju disse...

Danielle, que prazer receber você por aqui. Muito obrigada pelo carinho! Bjjjjjjjj