segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Risoto de camarão, leite de coco e curry

Lembra que eu disse aqui que a receita do Risoto de camarão, com leite de coco e curry vinha num post especial? Então, ocorreu da minha amiga Camila Bretas dizer que a meta dela para 2011 era aprender a cozinhar e que queria começar sua catequização com um risoto. Eu, que não sou boba nada, me ofereci para ensinar, daí ela disse que então traria uma salada, e depois avisou que também traria a sobremesa e PUF... virou uma noite gourmet. Gente, eu não disse para vocês que já estava sentindo as bênçãos de 2011, olha isso:

Table setting desenvolvido pela minha mãe I Salada de salmão marinado I
Risoto DIVINO I Estrogonofe de chocolate, nozes e Whisky


Como acabamos tomando TODAS – essas aulas têm esses problemas – eu prometi para a gata que postaria o passo a passo aqui. Borá lá fazer?

INGREDIENTES:


Para o camarão:
- Azeite
- Alho amassado
- Sal
- Curry
- Camarão descascado

Para o caldo:
- Água fervente
- Caldo de legumes ou peixe

Para o risoto:
- Azeite
- Cebola
- Alho picado
- Arroz arbóreo
- Vinho branco ou vodka
- Leite de coco
- Manteiga
- Queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

1. Comece pelo camarão – o meu ainda estava congelado. Então coloquei um fio de azeite na panela, assim que aqueceu joguei o alho e na seqüência o camarão. Assim que começou a soltar uma aguinha, coloquei uma pitada de sal e curry à gosto (vá colocando aos poucos e testando de acordo com seu paladar). Deixei cozinhar um pouquinho e assim que ficou rosa retirei com uma escumadeira, reservando-o e guardando o caldo que ficou na panela.
► Na hora de preparar o camarão, fique de olho, ele não pode cozinhar muito, caso contrário vira uma borracha. E lembre-se que ele ainda volta para uma última fervida no risoto.

2. Depois é hora de preparar o caldo. Como havia ensinado aqui antes, para 2 pessoas 01 xícara de arroz arbóreo é suficiente, e para essa quantidade você precisa de 1l. de caldo. Nesse caso, calculei a quantidade de caldo que sobrou do camarão, e levei em conta que ainda entraria com o leite de coco. No final precisei fazer só um pouco de caldo, misturando à água fervente 02 cubos de caldo de legumes.

3. Com tudo pronto, mãos à obra no risoto. Em uma panela funda, regue um fio de azeite e leve a cebola e o alho para dourar. Acrescente o arroz arbóreo e refogue como se faz com o arroz tradicional. Assim que estiver branquinho, coloque um cálice de vinho branco, e mexa sem parar. Esse momento é super importante para o arroz liberar o amido que vai garantir a cremosidade do risoto. Quando começar a secar, vá acrescentando o restante do caldo concha à concha, nesse esquema: colocou a concha, mexeu sem parar até começar a secar, e daí mais uma concha de caldo, etc. Quando o arroz passar levemente do ponto al dente, é hora de colocar o leite de coco e o camarão, esperar dar mais uma fervida e desligar. Nessa hora, acrescente uma colher generosa de manteiga e outra de parmesão ralado, tampe a panela, deixe descansar por alguns minutos e voilá... conheça o sabor do paraíso.

Se você é risoteira – ou pretende ser – sugiro a compra de 2 utensílios básicos, uma colher de pau grande e uma panela grande de fundo grosso (a wok é uma ótima pedida). Ah, também sugiro malhar o braço, porque o negócio exige muque, hahaha.

E pela cara da Cacá acho que ficou ótimo, né?!



Obs.: a Cá está viajando e assim que ela voltar posto as receitas da salada e do estrogonofe de chocolate.

3 comentários:

Aldinha disse...

Que lindo!!! Amo essas meninas!!!
A cara dos pratinhos estão ótimas!
Jú, nunca me arrisquei em fazer risoto, vc acredita??? Penso que irei me atrapalhar toda...
bjukitas

Fabrício e Ju disse...

Aldinha, estava tudo divino. Não acredito que vc ainda ñ fez o risoto. Se quiser também te dou uma aula!!!! Bjs, Ju

Aldinha disse...

Ju, quero sim uma aula, assim marcamos para vcs virem conhecer minha casinha. Vamos esperar a Lu e a Andréia chegarem de viagem.
bjukitas