quinta-feira, 10 de junho de 2010

Espaguete à bolonhesa


Eu sei que todo mundo tem a sua receitinha de molho a bolonhesa, mas a minha é muito boa e eu precisava compartilhar.

Para começar, frito no azeite bastante cebola processada com alho e ervas (pode ser erva fresca, desidratada ou ambas) até ficar bem dourada. Aí, acrescento pimentão verde e amarelo e cenoura, todos picados em pedacinhos beeeem pequenos. Deixo até dar uma cozidinha. Nessa hora entra a carne moída, que frita até ficar dourada. Aí tenho 2 opções, que faço de acordo com meu humor:

1. Colocar molho pronto e acertar o tempero.

2. Colocar tomati pelati, tendo o cuidado de acrescentar uma colherzinha de açúcar (eu vou sempre de mascavo) para quebrar a acidez, e aí acertar o tempero.

Finalizo com um punhado de ervilhas frescas que não deixo cozinhar muito, pois prefiro levemente crocante. O interessante é deixar a carne e o molho cozinharem até virar uma espécie de ragú encorpado e saboroso.

Para deixar a massa perfeita, aprendam essa dica da minha cunhada Túlia: assim que escorrer a massa envolva-a com bastante azeite e orégano.

Também acho simpático providenciar algumas torradas e um kit básico de azeite, queijo ralado e pimenta do reino.

Vai por mim que esses detalhes fazem toda diferença.

Nenhum comentário: