segunda-feira, 21 de junho de 2010

Panna Cotta de doce de leite



Essa receita do blog Simplesmente Delícia finalizou perfeitamente o almoço de sábado, cujo tema era mais mineiro.

Vou reproduzir a receita exatamente como está no blog, pois assim não tem erro. Aproveito para agradecer a Flávia Panjota pela dica muito delíciosa.


Panna Cotta de Doce de Leite
Receita by Flávia Panjota – Blog Simplesmente Delícia

Ingredientes:
1 ¼ copo de leite (use leite inteiro e não desnatado ou semi-desnatado)
3 folhas de gelatina incolor
3 copos de creme de leite fresco
1/3 copo de açúcar

1 pitadinha de sal]
1 pote de doce de leite de 680 gramas

Modo de Preparo:
1. Em uma panelinha, esquente o creme de leite, o açúcar e o sal até estar bem quente, misturando até o açúcar diluir. Reserve.
2. Em outra vasilha, ponha o leite com a gelatina. Deixe as folhas de gelatina amolecerem por 5 a 10 minutos. Quando as folhas de gelatina estiverem moles, ponha-as assim como o leite, na panela com o creme de leite. Esquente até a gelatina derreter misturando devagarzinho. Assim que estiver derretido, passe o creme pela peneira para outra vasilha. Ponha essa vasilha com o creme num recipiente maior, cheio de cubos de gelo, e misture até o creme engrossar. O creme deve atingir 10ºC num termômetro de cozinha. Se você não tiver um, com o dedo teste a temperatura. O creme deve estar bem frio e espesso.
3. Prepare 8 copinhos. Ponha um pouco de doce de leite no fundo de cada copinho, tomando cuidado para não sujar os lados dos copos. Derrame o creme sobre o doce de leite até 1 cm da borda. Leve à geladeira por no mínimo 8 horas, ou de um dia para o outro. Antes de servir, com uma colherzinha, ponha um pouco mais de doce de leite em cima da Panna Cotta. Sirva gelado.

Nenhum comentário: