sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Bolinhos de risoto D’ontê


Depois do dia dos pais, fiquei me perguntando o que fazer com todo o risoto de tomate que sobrou. Foi quando eu vi no blog Mari & Marie, da Mariana Gontijo, uma dica deliciosa de bolinhos de risoto. Fiz exatamente como ela ensinou, e transcrevo a receit abaixo ips literis do blog dela:


Bolinho de Risoto

Ingredientes:

- Risoto d´ontê (forma chique e afrancesada de chamar o risoto de ontem)
- Ovos
- Farinha de pão
- Queijo parmesão ralado
- Pode usar a criatividade e acrescentar também gergelim, pistache triturado, amêndoas em lasca, etc...
* A quantidade de ovos, farinha e os demais ingredientes vai depender do quanto de risoto você tem para fazer os bolinhos.

Modo de fazer:

Quebre os ovos e bata com um garfo até que a gema e a clara se misturem homogeneamente. Separe em um recipiente. Coloque a farinha, o queijo parmesão ralado e os outros ingredientes que você escolheu em outro recipiente e misture. Com uma colher, faça bolinhas com o risoto de mais ou menos 4 ou 5 cm de diâmetro e depois achate-as. Forre uma assadeira com papel manteiga. Passe as bolinhas primeiro no ovo, depois na mistura de farinha com os demais ingredientes e coloque-as na assadeira, sob o papel manteiga. Leve ao forno médio, pré-aquecido. O ponto dos bolinhos vai variar com a potência do forno, mas a farinha fica crocante e dourada. O ideal é fincar o bolinho com um garfo e verificar a temperatura interna e a consistência da “casquinha”.

Depois, é só saborear! Eles podem ser recheados com um pedaço de mussarela ou de Catupiry, podem ser servidos puro, como entrada ou petisco, com molho de tomate, com pimenta de vários tipos ou até mesmo com uma boa salada.


Para conhecer mais delícias da Mariana, acesse Mari & Marie.

Nenhum comentário: